quinta-feira, 21 de junho de 2012

Um mergulho nos diferentes modos de construir tecidos Jacquard

Em parceria com a RenauxView, o Instituto Rio Moda realizará nos dias 20 e 21 de julho o workshop Jacquard. Os participantes terão a oportunidade de trabalhar na incrível fábrica da empresa catarinense, sediada em Brusque, Santa Catarina, sob a coordenação da sua equipe.

Muito conhecido como alternativa de tecido para decoração, o jacquard vem ganhando cada vez mais espaço na Moda que se veste. Com a sua vasta experiência de mercado, a RenauxView conseguiu ampliar a aplicação desta técnica até mesmo para tecidos de verão e alto verão, sendo hoje uma das poucas tecelagens brasileiras a produzir essa base.

Desde 2007 a RenauxView colabora com as maiores marcas e estilistas da moda brasileira. Destas colaborações, podemos destacar as parcerias com a artista plástica e estilista Fernanda Yamamoto e com os estilistas Ronaldo Fraga e Alexandre Herchcovitch em recentes desfiles nas semanas de moda. Com uma história de qualidade e inovações, que se estende por mais de oito décadas, a marca tem desenvolvido aplicações surpreendentes em jacquard para moda.


Levando em consideração este trabalho que vem sendo realizado há anos pela marca catarinense, o objetivo deste workshop será difundir entre os participantes diferentes técnicas e modos de construir tecidos jacquard na RenauxView, exemplificando as diversas possibilidades para criações inovadoras.

Na primeira etapa do workshop serão abordados aspectos técnicos da construção do tecido plano, com foco em matérias primas, títulos de fios, ligamentos, densidades, beneficiamentos. Na sequência, a partir de amostras, cada participante terá a oportunidade de identificar o tipo de tecido analisado (ligamentos, densidade, etc).

Desfile Alexandre Herchcovitch Foto de Márcio Madeira
No segundo dia, a equipe da RenauxView fará uma introdução à história do jacquard e mostrará aplicações. Amostras de aplicação servirão para iniciar uma introdução às técnicas do jacquard. Nesta fase, serão apresentados aspectos de construção, título de fios, densidade, rapport, gramatura e como as interações entre estes aspectos influenciam o resultado.

Para fortalecer e por em prática este conhecimento, os participantes participarão de uma dinâmica de análise de tecidos de jacquard. Na seqüência, os participantes escolherão um desenho para a elaboração de um projeto de jacquard que deverá ter uma ficha técnica. Em grupos, alguns projetos serão eleitos para a construção do tecido. A materialização deste projeto será acompanhada pelos participantes que poderão ver o “tecido nascer”.

Desfile Ronaldo Fraga Foto: Zé Takahashi Agência Fotosite 01
E a principal novidade é que a apresentação dos projetos não materializados que serão produzidos durante o workshop será feita em 26 de julho, aqui no Rio, em evento aberto aos participantes e seus convidados.

Estamos muito felizes com esta parceria, pois a RenauxView é uma empresa que acredita verdadeiramente na união entre o processo educativo e o processo produtivo.

O site da marca é super rico em conteúdo e em imagens! Vale conferir!

As inscrições para este workshop já podem ser feitas em nosso site! Acesse este link!

Nenhum comentário: