segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Estratégias em Moda Ética em pauta no terceiro dia do Rio Moda Discute Internacional

Na última quinta feira, dia 23, foi realizado na cúpula do Planetário da Gávea o terceiro talkshow do Rio Moda Discute Internacional. Em pauta, as estratégias para a moda ética.

Alexia Niedzielski, fundadora do Ever Manifesto, Rafael Cervone, presidente do Sinditêxtil-SP, Raquell Guimarães, dona da marca Doisélles, Glicínia Seterenski, diretora do Casulo Feliz, e Romain Michel, responsável pela marca fraco-brasileira TUDO BOM, formaram a mesa de debate. O talkshow foi mediado por Lylian Berlim e André Carvalhal.


Abaixo, os principais pontos abordados sobre o tema no debate:

- Lylian Berlim ressaltou a importância do reajuste no modelo econômico e industrial brasileiro, quinto maior parque têxtil do planeta. E observou o grande impacto social presente na sociedade contemporânea.

- Rafael Cervone pontuou que o cenário da moda brasileira é desafiador, devido a ampla competição existente no mercado, e a importância de proteger as pequenas confecções, grande fatia deste mercado. E divulgou dados: o setor têxtil brasileiro é composto por aproximadamente trinta mil empresas. O empresário também comentou o Brasil como desejo do varejo mundial pelo seu aumento do poder de consumo e crescimento da classe C.  


- Raquell Guimarães comentou o seu trabalho nos presídios de Juiz de Fora e salientou a importância da reintegração social dos detentos. “A mão de obra utilizada se torna mais barata com os presidiários e promove a sustentabilidade social, os tecidos sustentáveis que se tornam mais caros do que a própria mão de obra” afirmou.

- Romain Michel observou o cenário positivo do Brasil e disse que a alegria do nosso país encanta o mundo todo. “Acredito que o Brasil tem muito a comunicar e transmitir aos outros países. A alegria é um diferencial forte e faz parte da minha marca.”, comenta. O empresário também falou sobre o preço dos produtos sustentáveis. “O produto sustentável, por mais que falem que ele é mais caro, ele se torna mais barato quando é preciso investimento para reverter os danos ambientais causados pela indústria têxtil”, afirma. Romain ainda ressaltou que o produto sustentável tem valor agregado ao produto, pois se torna uma peça com história e boa qualidade e que já está sendo bem aceito por partes dos consumidores. “É uma escolha de que mundo nós queremos”, pontua.


- A francesa Alexia Niedzielski comentou a importância da informação por parte da imprensa e a necessidade de divulgação da sustentabilidade na moda. Ela também alerta que o fast fashion também tem um lado positivo. “A H&M tem um departamento que trabalha só com o sustentável. O fast fashion não é tão ruim como imaginam”.  E também divulgou seu trabalho com o bambu em parceria com cientistas e pesquisadores, que ajudaram a explorar as melhores formas de extrair o bambu isento de danos ambientais. “O bambu é um ótimo material e pode ser usado com diversas finalidades”, afirmou. 

- Glicínia Seterenski comentou a importância de se trabalhar com o produto sustentável e o papel da imprensa na sua divulgação. “Falta conhecimento por parte dos jornalistas, é preciso informar de forma transparente.”. E ressaltou a importância de se trabalhar com o que gosta. “Precisa sentir prazer em trabalhar. Sou feliz no que eu faço, é uma cadeia de felicidade.”, afirma. 

Ao fim do talkshow, Raquell Guimarães apresentou um documentário sobre o incrível trabalho nas penitenciárias de Juiz de Fora. O filme "Cadeia de Produção" ressalta a importância da reintegração social dos detentos, que se ocupam durante o cumprimento da pena e ainda possuem a chance de reduzi-la. 


Por Antonio Pedro Guido.

Nenhum comentário: